quarta-feira, 10 de julho de 2013

Produção artesanal visa gerar renda em Miguel Pereira, RJ


Donas de casa criam peças a partir da fibra de bananeira.
Artigos devem ser colocados à venda em eventos culturais.




Um projeto ensina donas de casa de Miguel Pereira (RJ) a produzirem peças artesanais a partir da fibra de bananeira. O objetivo é colocar as peças à venda em eventos culturais a fim de gerar renda. "Em novembro vai acontecer a grande abertura da Festa da Banana, voltando com a identidade do município, mas desde já, a partir da produção delas, a gente já vai expor em outros municípios", disse a secretária de Desenvolvimento Social, Kátia Kozlowski Viana.

O processo de fabricação das peças demora duas semanas. Elas são elaboradas a partir de material que seria jogado fora: retira-se as fibras das toras de bananeiras, que são cortadas em tiras, expostas no sol e trançadas. "Estou ansiosa para começar a fazer, para começar a vender, pra gente ganhar o dinheirinho da gente", contou a dona de casa Andreia Albertina da Silva.

"É uma coisa nova, né? Uma coisa que eu não conhecia, nunca tinha 'visto' falar dos artesanatos de fibra de bananeira, vi pela primeira vez agora. E são bonitos, tem muitas coisas interessantes. Peças maravilhosas", opinou a dona de casa Adriana Aparecida Monteiro. São produzidos diferentes tipos de artigos, como bolsas, pulseiras, cestas e outros objetos. "Os artesanatos [são] tanto utilitários quanto decorativos. Pode-se fazer cestos, suporte para panela, jogo americano. É uma lista grande de artesanato que pode ser feito com a fibra", explicou o instrutor do projeto, Leonardo Feijó. Fonte: Do G1 Sul do Rio e Costa Verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário