quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Paciente do SUS espera por cirurgia há mais de um ano em Três Rios, RJ

Após terceiro filho, médico de Flaviana Alves diagnosticou hérnia de umbigo. Depois de ter operação cancelada, ela teme precisar esperar mais um ano.









"Fica inchada, fica dolorido, incomoda", reclama a promotora de vendas Flaviana Dias Alves, moradora de Três Rios (RJ). Ela espera há mais de um ano por uma cirurgia de hérnia de umbigo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Após a gestação do terceiro filho, o médico fez o diagnósfico e, desde então, ela convive com dores e incômodo. “A gente quer fazer essa cirurgia para tirar porque não é bom, a tendência é só crescer”, diz Flaviana.
Após a hérnia ser detectada, em julho de 2012, Flaviana foi encaminhada ao Hospital das Clínicas Nossa Senhora da Conceição, em Três Rios. A cirurgia seria realizada naquele mês, mas foi adiada por falta de médicos. Depois de um ano de espera por uma vaga, ela recebeu a notícia de que finalmente seria operada. Em agosto deste ano, 2013, passou por nova consulta, fez os exames e a cirurgia foi marcada para 2 de setembro, uma segunda-feira.
Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Três Rios (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)Hospital onde seria realizada a cirurgia de Flaviana
(Foto: Reprodução/TV Rio Sul)






Flaviana recebeu um protocolo com as orientações e, na noite de domingo, deu entrada no Hospital Nossa Senhora da Conceição. “Fui, mas como eu tinha ficado menstruada, eles não sabiam se podiam me internar e pediram para eu voltar na segunda-feira, já em jejum do domingo, desde as 21h. Voltei para casa e retornei na segunda às 7h, fiquei na cadeira esperando até as 15h”, conta.
O hospital deu a cirurgia como cancelada, o que preocupa a promotora de vendas. O receio dela é precisar passar por todo processo novamente. “Se caso eu chegar a procurar, terei que passar por tudo isso outra vez, porque demorou praticamente um ano para eles poderem me dar a consulta com o cirurgião. Então, se for para eu entrar na fila de novo, vou esperar isso tudo outra vez. Acho um absurdo com a gente, pacientes do SUS”, conclui.
A Secretaria de Saúde de Três Rios alegou que a cirurgia foi desmarcada pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição por falta de leitos vagos no dia agendado. A Secretaria não informou a previsão de uma nova data para a cirurgia de Flaviana. Fonte: G1 Sul do Rio e Costa Verde.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário