Depois do Sucesso na JMJ, que venha a Copa do Mundo e as Olimpíadas!
Quase todos os turistas estrangeiros que vieram para a Jornada Mundial
da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, querem voltar ao país, de acordo
com um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro do Turismo
(Embratur). Os dados divulgados hoje (1°) ainda serão detalhados, mas já
mostram mudanças nas perspectivas dos turistas que vêm de outros
países. No total, 500 pessoas foram ouvidas entre 23 e 28 de julho e 89%
delas disseram que deixaram o Brasil satisfeitos ou muito satisfeitos com o que viram.
“Esses eventos
[internacionais] têm a capacidade de atrair novos públicos e fazer com
que mais pessoas conheçam o país. Além de gerarem um ganho econômico
imediato, ainda trazem esse plus para o futuro, com a intenção de essas
pessoas retornarem ao país”, avaliou Flávio Dino, presidente da
Embratur. A maior parte das pessoas que participaram do levantamento não
conhecia o Brasil. Para oito em cada 10 turistas a JMJ marcou a
primeira vez no país.
O governo tem apostado nos
megaeventos para manter o setor de turismo aquecido e em ascensão. No
ano passado, o setor movimentou R$ 247 bilhões. O valor superou as
marcas de 2011 (R$ 238 bilhões) e de 2010 (R$ 228 bilhões). Para Dino, o
fato de esses eventos atraírem um público muito específico não
compromete as expectativas de impacto de longo prazo sobre o setor. “São
pessoas que hoje vêm para participar de um evento em uma igreja ou em
um estádio e que, em dez anos, terão outras condições econômicas e
poderão pagar um hotel na próxima vez que vierem”, completou.
A pesquisa da Embratur mostrou que a maioria dos turistas estrangeiros é formada por argentinos (40%). Paraguai (9%), Chile (8%), Colômbia (7,6%), Peru (4%), México (3,6%) e Bolívia (3,2%) foram os outros países que mais enviaram turistas.
Diferentemente
do resultado de um levantamento do governo sobre a impressão dos
turistas estrangeiros que estiveram no país durante a Copa das
Confederações, em junho deste ano, durante a JMJ os viajantes elogiaram
serviços que compunham o rol de preocupações das autoridades
brasileiras. A sinalização de pontos do Rio de Janeiro, cidade-sede do
evento, foram avaliadas como ótima ou boa por quase 80% das pessoas
entrevistadas e mais de 76% dos estrangeiros elogiaram os aeroportos da
capital fluminense.
Há poucos dias, uma pesquisa do Ministério do
Turismo mostrou que mesmo com os R$ 38,5 milhões destinados às
cidades-sede da Copa do Mundo investissem em sinalização turística, os
recursos ainda não tinham provocado mudanças significativas.
“Houve
melhora nesse quesito. Na Rio+20, apenas 40% das pessoas qualificaram
bem a questão da sinalização agora foram mais de 76%. Na JMJ verificamos
melhorias tanto na sinalização de pontos da cidade quanto na
sinalização do evento”, afirmou. Segundo Dino, existem diferentes níveis
de maturidade nessa questão, mas as cidades que sediaram outros
eventos, como a Copa das Confederações já mostram melhorias nesse tipo
de investimento. Fonte: Agência Brasil.
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