quarta-feira, 11 de março de 2015

18 CASOS DE MALÁRIA NO RIO DE JANEIRO

Secretaria de Saúde confirma 18 casos de malária no estado do Rio


Dados são referentes ao levantamento feito até as 12h desta terça-feira. Secretaria informa que ainda não há evidências de epidemia da doença.



Doença é transmitida por picada de mosquito(Foto: Reprodução/ TV Globo)



A Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde informa que recebeu, até as 12h desta terça-feira (10), as notificações de 18 casos confirmados de malária no estado do Rio de Janeiro. Os prováveis locais de infecção são os municípios de Nova Friburgo (6), Miguel Pereira (4), Petrópolis (2), Macaé (2),Teresópolis (1), Magé (1) Guapimirim (1). O local provável do outro caso já confirmado permanece em investigação. A Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde informa que ainda não há evidências que apontem a ocorrência de epidemia de malária no estado do Rio de Janeiro.

A Superintendência ressalta que mantém equipes de campo nos locais de provável contaminação para levantamento dos vetores da doença, além de acompanhar e avaliar os casos já notificados. Vale lembrar que, anualmente, são registrados casos de malária com contaminação ocorrida no estado do Rio de Janeiro, ou seja, não é possível afirmar que a doença esteja erradicada no estado.

Segundo nota da Superintendência, "é preciso deixar claro ainda que a situação de alerta é direcionada para as pessoas que irão visitar as regiões próximas à Mata Atlântica, devido ao forte calor, que favorece o desenvolvimento do mosquito. Como a transmissão ocorre em ambiente silvestre, a orientação para as pessoas que tenham frequentado áreas de Mata Atlântica e apresentem quadro febril é para que busquem atendimento médico, informando o histórico de viagem, para facilitar o diagnóstico e o início de tratamento adequado. Não há óbitos confirmados e até o momento, os casos registrados apresentam a versão branda da doença".
Sobre os outros anos
De acordo com a Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, os casos de malária na região de Mata Atlântica ocorrem de forma endêmica no estado do Rio de Janeiro. Nos últimos três anos, foi observado uma média anual de 7 casos autóctones (ou seja, contágio dentro do estado) confirmados de malária no RJ, principalmente nas regiões Serrana, Centro-Sul e Norte. 

Em 2014, foram registrados 8 casos. Em 2013 foram 7, em 2012 mais 6 e em 2011 apenas um, enquanto em 2010 foram 6. Fonte: Do G1 Região Serrana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário