quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Reajuste da Light na conta de luz começa a valer nesta quinta no RJ

Consumidores residenciais pagarão 4,68% a mais na próxima fatura. Light terá que apresentar proposta para reduzir furto de energia no Estado.


Começa a valer nesta quinta-feira (7) o novo reajuste na tarifa de luz da Light, aprovada nesta quarta (6) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O aumento médio será de 3,65% para clientes da distribuidora, que atende cerca de 4 milhões de unidades consumidoras em parte do estado do Rio de Janeiro, incluindo a capital.
Enquanto as indústrias terão tarifa reduzida em cerca de 1%, consumidores residenciais terão que pagar 4,68% a mais na próxima fatura. A Aneel deu prazo de seis meses para que a Light apresente uma proposta de redução da conta de luz em locais onde é alto o desvio de energia, o chamado “gato”. A medida vale para consumidores de comunidades pacificadas ou de áreas onde as perdas da concessionária com o furto de energia superem 30%.
Segundo a empresa, o reajuste é necessário para financiar investimentos que vão reduzir as perdas com roubos de energia elétrica. Uma das medidas será a instalação de 1 milhão de medidores de energia inteligentes nos próximos cinco anos.
O objetivo da proposta será dar incentivo para que os consumidores dessas áreas regularizem sua situação. A Light está entre as distribuidoras de energia do país que registram os maiores prejuízos com furto de energia. Nos últimos 12 meses, a empresa aumentou em 8,89% os gastos com compra de energia extra por conta desses furtos. A Light afirma que as tarifas de energia seriam 17% mais baratas se não existissem conexões clandestinas.
Ciclo de revisão
A decisão se deve ao terceiro ciclo de revisão tarifária da Light. Esse processo é feito, em média, a cada quatro anos pela Aneel com todas as distribuidoras de energia do país e tem o objetivo de repassar aos consumidores os ganhos obtidos por essas concessionárias com melhorias na produtividade e eficiência. Normalmente, a revisão tarifária resulta em redução na conta de luz.

Além do ciclo de revisão tarifária, todos os anos a Aneel também faz o reajuste no valor da tarifa das distribuidoras, quando leva em consideração, entre outros, o índice de inflação. Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário