segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

CERIMÔNIA DE POSSE DO NOVO SECRETÁRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO CONTA COM A PRESENÇA DE AUTORIDADES

O deputado estadual Gustavo Reis Ferreira, o Gustavo Tutuca, foi oficialmente nomeado o novo secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, em cerimônia realizada no auditório da Academia Brasileira de Ciências, no Centro. Aos 33 anos de idade, o ex-professor do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) Piraí, unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), assumiu o cargo até então comandado pelo engenheiro Luiz Edmundo Horta Barbosa da Costa Leite, que atualmente está à frente da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Habitação de Duque de Caxias. A cerimônia de posse do novo secretário aconteceu na terça-feira (15/01). Fotos: Rafael Barreto / Faetec
O presidente da Faetec Celso Pansera cumprimenta o novo secretário Gustavo Tutuca. A mesa da solenidade também foi composta pelo vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, pelo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Paulo Melo, pelo presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Pallis e pelo reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Vieiralves de Castro. Entre os presentes que lotaram o auditório para 150 pessoas estavam o presidente da Faetec, Celso Pansera, e da Faperj, Ruy Garcia Marques, o prefeito de Piraí, Luiz Antônio da Silva Neves, e demais membros da comunidade científica, tecnológica e educacional do Rio.
Gustavo Tutuca: "Terei como meta a inclusão digital, o fortalecimento do setor de Tecnologias da Informação, a busca por mais recursos para a pesquisa científica e o incentivo à inovação". Em seu discurso de posse, o deputado destacou o trabalho que pretende realizar em sua gestão e falou também sobre alguns projetos de sucesso no período em que foi coordenador dos programas Piraí Digital e Piraí Educação Digital, chancelados pela Unesco. – Como novo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, terei como meta a inclusão digital, o fortalecimento do setor de Tecnologias da Informação (TI), a busca por mais recursos para a pesquisa científica e o incentivo à inovação, ferramentas estas que podem contribuir para o desenvolvimento de uma economia mais criativa e sustentável para o Estado do Rio de Janeiro – garante o secretário.
Secretário Gustavo Tutuca e o ex-secretário Luiz Edmundo, durante posse. Ele aproveitou ainda para acrescentar pontos marcantes de sua atuação na Alerj, para o desenvolvimento do programa ‘Um Computador por Aluno’ (Prouca). – Estive à frente do novo processo de informatização da Assembleia, implantei a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação, defendi a inclusão dos municípios fluminenses no Plano Nacional da Banda Larga e elaborei a recém-criada Lei 6.385, que institui em âmbito estadual o projeto Um Computador por Aluno. Vou continuar lutando para levar essa experiência bem sucedida de Piraí a todos os municípios fluminenses – acrescentou. Após os membros da mesa desejarem as boas vindas e os agradecimentos pelos trabalhos serem prestados pelo deputado no exercício da carreira pública, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, conterrâneo de Tutuca, encerrou o evento informando aos presentes que a escolha para a pasta não partiu de uma indicação e sim de um desejo pessoal do governador Sérgio Cabral.
Vice-governador, Luís Fernando de Sousa Pezão; presidente da Alerj, Paulo Melo e o secretário Gustavo Tutuca. – Ele não foi indicado por mim, foi uma escolha direta do governador pelo ótimo desempenho que ele obteve em Piraí. Acreditem as estradas do futuro estão na Tecnologia da Informação. Eu gosto muito de trabalhar em parceria com as nossas universidades, sou um entusiasta destas parcerias. O Estado tem a cara da ciência e tecnologia, temos grandes pensadores, grandes instituições. Atualmente, estamos com R$ 11,6 bilhões para serem aplicados em 150 obras de infraestrutura. Temos que utilizar nosso corpo científico para fazer com que o Rio de Janeiro volte a ser o farol deste País – ressaltou o vice-governador. Saiba mais sobre a trajetória do novo secretário O apelido Tutuca é uma herança deixada pelo pai, o ex-prefeito de Piraí Arthur Henrique Gonçalves Ferreira, conhecido como Tutuca. Gustavo Tutuca nasceu em Piraí, cidade do Sul Fluminense do Estado do Rio, é formado em Análise de Sistemas e pós graduado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá. Trabalhou no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) e na Cervejaria Cintra (hoje Ambev). Entrou para a política ao assumir o cargo de secretário municipal de Governo de Esporte e de Lazer, ambos de Piraí. Foi presidente da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação da Alerj. Coordenou o projeto Piraí Educação Digital, que fez com que o município de Piraí se tornasse o único na América do Sul a receber os prêmios “Top Seven Intelligent Communities (As Sete Cidades mais Inteligentes do Mundo)” e “Arede de Educação” por distribuir um notebook para cada professor e aluno das escolas públicas municipais, viabilizando a inclusão digital. Por levar internet grátis aos bairros em que as empresas provedoras não demonstram interesse em oferecer seus serviços, Piraí recebeu da Unesco (Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura) a chancela pela democratização do acesso à informação. Em 2012 foi regulamentado o programa ‘Um Computador por Aluno’(Prouca) que tem o objetivo de promover a inclusão digital nas escolas das redes públicas de ensino federal, estadual, distrital, municipal, e nas escolas sem fins lucrativos que fazem o atendimento à pessoas com deficiência. Por suas ações, Tutuca recebeu, no mesmo ano, o prêmio InRio Personalidade do Ano, da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assesspro-RJ), na categoria Destaque Legislativo. A homenagem foi dada por seu trabalho em prol do desenvolvimento da Tecnologia da Informação (TI) no Rio. Fonte: FAETEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário