quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Paciente do SUS espera por cirurgia há mais de um ano em Três Rios, RJ

Após terceiro filho, médico de Flaviana Alves diagnosticou hérnia de umbigo. Depois de ter operação cancelada, ela teme precisar esperar mais um ano.









"Fica inchada, fica dolorido, incomoda", reclama a promotora de vendas Flaviana Dias Alves, moradora de Três Rios (RJ). Ela espera há mais de um ano por uma cirurgia de hérnia de umbigo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Após a gestação do terceiro filho, o médico fez o diagnósfico e, desde então, ela convive com dores e incômodo. “A gente quer fazer essa cirurgia para tirar porque não é bom, a tendência é só crescer”, diz Flaviana.
Após a hérnia ser detectada, em julho de 2012, Flaviana foi encaminhada ao Hospital das Clínicas Nossa Senhora da Conceição, em Três Rios. A cirurgia seria realizada naquele mês, mas foi adiada por falta de médicos. Depois de um ano de espera por uma vaga, ela recebeu a notícia de que finalmente seria operada. Em agosto deste ano, 2013, passou por nova consulta, fez os exames e a cirurgia foi marcada para 2 de setembro, uma segunda-feira.
Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Três Rios (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)Hospital onde seria realizada a cirurgia de Flaviana
(Foto: Reprodução/TV Rio Sul)






Flaviana recebeu um protocolo com as orientações e, na noite de domingo, deu entrada no Hospital Nossa Senhora da Conceição. “Fui, mas como eu tinha ficado menstruada, eles não sabiam se podiam me internar e pediram para eu voltar na segunda-feira, já em jejum do domingo, desde as 21h. Voltei para casa e retornei na segunda às 7h, fiquei na cadeira esperando até as 15h”, conta.
O hospital deu a cirurgia como cancelada, o que preocupa a promotora de vendas. O receio dela é precisar passar por todo processo novamente. “Se caso eu chegar a procurar, terei que passar por tudo isso outra vez, porque demorou praticamente um ano para eles poderem me dar a consulta com o cirurgião. Então, se for para eu entrar na fila de novo, vou esperar isso tudo outra vez. Acho um absurdo com a gente, pacientes do SUS”, conclui.
A Secretaria de Saúde de Três Rios alegou que a cirurgia foi desmarcada pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição por falta de leitos vagos no dia agendado. A Secretaria não informou a previsão de uma nova data para a cirurgia de Flaviana. Fonte: G1 Sul do Rio e Costa Verde.
.

Semana Municipal do Idoso tem atividades gratuitas em Piraí, RJ

Evento é realizado pelo Dia Mundial do Idoso (1º de outubro). Programação inclui palestras e apresentações culturais.





A Semana Municipal do Idoso de Piraí (RJ) começa nesta quarta-feira (25) com um encontro e apresentações culturais. O evento segue até o dia 4 de outubro em comemoração ao Dia Mundial do Idoso, celebrado em 1º do próximo mês. A programação inclui palestras, espetáculo de teatro, dança, música, caminhada, palestras, entre outros. O público alvo é a terceira idade, mas qualquer pessoa pode conferir as atrações, que são gratuitas.

Coral da terceira idade treina para se apresentar da Semana do idoso (Foto: Divulgação/Prefeitura Piraí)
Coral da terceira idade ensaia para se apresentar
na Semana do Idoso (Foto: Divulgação/Pref. Piraí)

Programação

Quarta-feira (25)

14h – Reunião ordinária do Conselho Municipal do Idoso
15h – Apresentação Musical: violão em cordas
16h – Dança de salão
Local: Agremiação Esportiva Piraiense

Quinta-feira (26)
8h30 – Circuito Saúde e Bem-estar: pilates, auriculoterapia, nutrição, relaxamento, pressão arterial, glicemia capilar, spa das mãos, artesanato e oficina de emagrecimento
8h30 – Circuito de Palestras:
- Nutrição – saúde em debate, com nutricionista Alden Neves e estagiários da Unifora
- Saúde Bucal, com cirurgiã dentista Itamara de Oliveira
- Pilates na promoção de saúde, com fisioterapeuta Nayana Bonato
- Acupuntura e Auriculoterapia, com fisioterauta Bernardo Guimarães
- Estilo de vida saudável, com Caíque Karam
12h30 – Apresentação do projeto Adolescentes da Paz
Local: Agremiação Esportiva Piraiense

Sábado (28)
19h – Baile do Centro de Convivência da Melhor Idade de Piraí (CECOMIPI): Grupo Sonhar para Viver e show do Grupo Alpha II
Local: Agremiação Esportiva Piraiense

Segunda-feira (30)
18h – Encontro Arte não tem Idade: Coral Renascer de Piraí, Orquestra de Cordas da Prefeitura, teatro do Projeto Piraí em Cena e Espaço Poesia
Local: Agremiação Esportiva Piraiense

Terça-feira (1º de outubro)
8h30 – Concentração para a Caminhada em direção ao Ponto de Apoio ao Idoso (PAI) com a fanfarra da Escola Lúcio de Mendonça
Local: Praça Domingos Mariano
14h – Sessão Magna do Conselho Municipal do Idoso
14h30 – Entreda de diplomas Majestade da Terceira Idade
15h30 – Palestra: O valor da vida, com psicopedagogo Edson dos Santos Ribeiro
17h – Vivência em Biodanza, com psicopedagoga  Luísa Rodrigues
18h – Sessão Solene da Câmara Municipal em comemoração à Semana do Idoso, apresentação do Coral Renascer e de projetos municipais para idosos
Local: Câmara Municipal

Sexta-feira (4)
14h – Chá Literário
Local: Colégio Estadual Affosina Mazzillo Teixeira Campos (CEAMTEC)

Fonte: G1 Sul do Rio e Costa Verde

Acidente na RJ 127, Vassouras

Batida aconteceu na altura do bairro Pocinho, dizem bombeiros. Vítimas foram encaminhadas ao Hospital Universitário.

Uma batida entre um ônibus e um carro deixou duas pessoas feridas na tarde desta terça-feira (24), em Vassouras (RJ). Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na altura do bairro Pocinho, na RJ-127, que liga o município a Mendes (RJ).

Os bombeiros informaram que Pablo Rufino Esteves da Silva, de 21 anos, e Valter Biaze Costa, de 44, ocupantes do carro, foram socorridos e encaminhados ao Hospital Universitário de Vassouras. O G1 tentou contatar a unidade médica para verificar o estado de saúde das vítimas, mas ninguém atendeu os telefonemas. Fonte: G1 Sul do Rio e Costa Verde.

Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim

Equipe de Piraí conquistou a competição que serviu como classificatória para a seleção brasileira. Das quatro vagas, Piraí enviará três representantes.


A equipe de ginástica de trampolim de Piraí conquistou no último fim de semana o Campeonato Brasileiro da categoria. Na última etapa, disputada em Goiânia, o time teve dois representantes no pódio. No resultado individual da prova de duplo mini, Bruno Martini, Minas Tênis Cube, ficou com o ouro, Edmon Vidal, de Piraí, com a prata e Arthur Iotte, também de Piraí, com o bronze.
Pódio da última etapa do campeonato brasileiro de ginástica de trampolim (Foto: Shirley Arantes/Arquivo Pessoal)Pódio da última etapa do campeonato brasileiro (Foto: Shirley Arantes/Arquivo Pessoal)










A soma de pontos dos atletas levou ao resultado por equipes. Piraí ficou em primeiro lugar, Ouro Preto em segundo, e o Minas tênis clube em terceiro. No resultado geral de todas as categorias disputadas nas duas etapas do brasileiro, Piraí confirmou o favoritismo e levou o troféu de campeão geral na prova de duplo mini trampolim masculino e também na prova de trampolim individual masculino.
- Um resultado muito satisfatório, que me faz acreditar cada vez mais que, tudo que um jovem precisa para contribuir com o engrandecimento de sua nação, é de oportunidade. Muitos jovens que poderiam estar nas ruas, estão hoje percorrendo o mundo, defendendo a sua pátria e transformando suor em conquistas positivas e relevantes para o bem da nossa comunidade - disse a treinadora Shirley Arantes.
.A competição serviu como classificatória para a seleção brasileira elite de duplo mini trampolim, que disputará o campeonato mundial em novembro, na Bulgária. Das quatro vagas da seleção, três foram ocupadas por atletas do projeto social de Piraí. Edmon Vidal, de 20 anos, Ramon Vidal, de 19, e Arthur Iotte, de 22, foram selecionados, além de Bruno Martini, atual campeão mundial, atleta do Minas Tênis Cube.
Além disso, a escola de ginastica da prefeitura de Piraí classificou o atleta Bernardo Jordão de Jesus (22), para a seleção de trampolim individual que disputara o sulamericano na Colômbia, em dezembro. Fonte: globoesporte.com.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Ônibus de atendimento da Alerj chega a Valença, RJ, nesta terça-feira

Veículo está estacionado na praça Visconde do Rio Preto, no Centro. Reclamações sobre direito do consumidor podem ser feitas até as 17 horas.


O ônibus de atendimento da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) realiza atendimentos em Valença, RJ, nesta terça-feira (24). O veículo está estacionado na praça Visconde do Rio Preto, no Centro. O serviço é oferecido até as 17h. No local, os moradores podem registrar reclamações, abrir processos e receber esclarecimentos sobre os direitos como consumidores.
A  unidade móvel da Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj foi criada há nove anos e segue de maneira itinerante, pelo interior do estado.
Depois de Valença, o atendimento chegará a Vassouras. Na cidade os serviços serão oferecidos entre quarta-feira e sábado (25 a 28), na Avenida Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos. Fonte: G1 Sul do Rio e Costa Verde.

Carreta tomba na Dutra, em Piraí, RJ

Motorista sofreu ferimentos leves, diz PRF, acidente aconteceu no fim da pista de descida.


Uma carreta tombou no fim da descida da Serra das Araras, na Via Dutra, em Piraí, RJ, na madrugada desta terça-feira (24). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista sofreu ferimentos leves e foi atendido no local. Ainda de acordo com a PRF, às 7:35 horas, o caminhão estava na rodovia aguardando reboque. O trânsito seguia sem congestionamento. Fonte: G1 Sul do Rio e Costa Verde.

Carreta tomba na Via Dutra, em Piraí, RJ (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)Carreta tomba na Via Dutra, em Piraí, RJ (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)

Rio Sul de Vôlei Masculino 2013

Quatis vence por WO e leva bronze, time ganhou por 3 sets a 0 de Paulo de Frontin, que não foi ao jogo da decisão do terceiro lugar


O bronze do Intermunicipal Rio Sul de Vôlei Masculino 2013 ficou com Quatis, que venceu Paulo de Frontin por W.O., por 3 sets a 0. O jogo aconteceria na manhã deste domingo, no Ginásio Municipal de Quatis, mas o time visitante faltou. De acordo com a comissão organizadora, a equipe disse não apareceu pois estava desfalcada.
Ainda segundo a comissão organizadora do Intermunicipal, a falta deu à equipe da casa a vitória por 25/0, 25/0 e 25/0. A comissão informou que Paulo de Frontin "está fora da competição no ano que vem, porque não cumpriu o regulamento [de 2013] até o fim".
Essa não foi a primeira vez que o time não compareceu a uma partida. Em confronto pela 2ª rodada do returno, também contra Quatis, Paulo de Frontin também faltou. Na ocasião, segundo a organização da disputa, a equipe teve um problema com o transporte.
Quatis vence por WO e leva bronze do Rio Sul de Vôlei Masculino 2013 (Foto: Raquel Honorato/TV Rio Sul)Time de Quatis "batendo bola" no Ginásio Municipal, que receberia o jogo  (Foto: Raquel Honorato/TV Rio Sul)


Final do Rio Sul de Vôlei

O título da competição é decidido entre Volta Redonda e Resende, que venceu fora de casa o primeiro confronto da final. O segundo será na quinta-feira, no ginásio do Colégio Salesiano, em Resende. A partida está marcada para as 20h. Fonte: globoesporte.com